MENSAGEM: SEJA AMIGO DE DEUS

por: Pastor Juliano Jesus Veloso

"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? (Tiago 4.4)
wallpaper-cristao-peregrino-terra-montanhas-mochila_1920x1200.jpg

   A palavra grega que foi traduzida como “infiéis” nesse versículo é “μοιχαλις” que significa “adulteras”. Evidentemente, não se deve interpretá-la literalmente, mas metaforicamente. A ideia é que Deus tem uma aliança com seu povo. Aliança que é comparada a um casamento. Sendo assim, Tiago se refere a um tipo de adultério espiritual. Esse adultério espiritual acontece quando o povo de Deus se desvia do Senhor. Vemos isso quando Deus diz ao profeta Oséias “...Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR.” (Oséias 1.2)

   Quando o povo de Deus se desvia do Senhor, comete um tipo de adultério espiritual contra Deus. Tanto é que Tiago diz “não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus”.

   Aqui Tiago usa a Palavra “mundo” para se referir a sociedade humana com seus valores, princípios e filosofias que são contrários a vontade de Deus revelada na Escritura Sagrada.

   Toda vez que o crente se deixa seduzir pelo mundo, se torna um infiel. Ele acaba cometendo adultério espiritual contra Deus. Isso porque é impossível ter amizade com o mundo e com Deus ao mesmo tempo. Quando entramos em comunhão com Deus por meio da fé em Jesus Cristo devemos romper com o mundo. Isso porque o mundo tem os “amigos de Deus” como inimigos, e Deus, por sua vez, considera os “amigos do mundo” como inimigos. Jesus diz “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.” (João 15.18–19). É incompatível amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo.

   Nós cristãos devemos ter em mente que os valores, princípios e filosofias do mundo são contrários ao nosso Deus. Não é por acaso que o apóstolo João adverte dizendo “Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1João 2.15 NAA). Tiago complementa: “...Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4.4).  Que Deus nos dê a Graça de sermos amigos de Deus e inimigos do mundo.