MENSAGEM: JESUS CRISTO, A ESPERANÇA DOS DESESPERADOS

por: Pastor Juliano Jesus Veloso

wallpaper-cristao-quero-trazer-a-memoria-o-que-me-pode-dar-esperanca_1920x1200.jpg

   Em determinado momento do seu ministério Jesus disse “No mundo passeis por aflições...” (João 16.33). Isso significa que os sofrimentos fazem parte dessa vida. Todos experimentamos o sofrimento, inclusive as pessoas que amamos como cônjuge, filhos, familiares, amigos, vizinhos, etc.

   Entretanto, temos a quem recorrer quando o sofrimento nos alcançar, ou alcançar alguém que amamos. O capítulo 15 de Mateus mostra isso.

   Mateus 15.29 diz que Jesus estava junto do mar da Galileia e subiu em um monte para orar. O verso 30 diz “E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos e os largaram junto aos pés de Jesus; e ele os curou.”

   Mateus chama a nossa atenção para alguns detalhes importantes no versículo 30.

Em primeiro lugar, ele destaca a grande quantidade de pessoas que foi ao encontro de Jesus. Ele diz “E vieram a ele muitas multidões”. A palavra “multidão” já expressa a ideia de uma grande quantidade de pessoas, mas, para enfatizar a grande quantidade de pessoas que foi ao encontro de Jesus, Mateus usa a expressão “muitas multidões”.

   Em segundo lugar, Mateus destaca a variedade de doenças que as pessoas carregavam. Ele diz “E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos...”

   É interessante que hoje os médicos são especialistas e tratam apenas de doentes em suas áreas de atuação. Um cardiologista, por exemplo, cuidará apenas de pessoas com problemas cardíacos. Um psiquiatra tratará de pessoas com problemas psiquiátricos e assim por diante. Mas Jesus recebeu pessoas com uma variedade enorme de doenças. O texto fala de “...coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos...”

   O terceiro detalhe está no final do verso 30. O texto diz que os doentes largados aos pés de Jesus eram curados por Ele. Jesus é o Deus encarnado que tem poder para curar nossas doenças físicas, emocionais e espirituais. Ele é aquele que tem toda autoridade no céu e na terra. Ele é a esperança dos desesperados.

   Coloquemos aqueles que sofrem aos pés de Jesus por meio da oração.