MENSAGEM: COOPERAÇÃO CRISTÃ

por: Pastor Juliano Jesus Veloso

wallpaper-cristao-hd-todos-que-creram-estavam-juntos_1920x1080.jpg

   O livro de Êxodo (17.8-16) conta uma história maravilhosa a respeito do Povo de Deus.

Israel, o povo de Deus do Antigo Testamento, estava caminhando rumo a terra prometida, e em determinado momento da caminhada foi atacado pelos Amalequitas. Esse ataque se deu porque na região em que o povo de Deus estava, havia um Oasis muito importante que não era capaz de fornecer água para o povo de Deus e para os Amalequitas ao mesmo tempo.

   Quando a batalha estava prestes a começar, Moisés mandou que Josué, seu auxiliar, escolhesse alguns homens para enfrentar o exército amalequita, mas ele, Moisés, subiu a um monte acompanhado de Arão e Ur.

   O texto bíblico diz que quando Moisés levantava as mãos erguendo a Vara de Deus lá em cima na montanha, o povo de Deus prevalecia na batalha lá em baixo no campo de batalha. Mas quando Moisés baixava as mãos o exército inimigo prevalecia.

   É importante destacar que o levantar das mãos na bíblia é símbolo de intercessão.

  Os versos 12-13 dizem: “Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada”.

   Veja que o fator cooperação foi fundamental para o sucesso do povo de Deus nessa batalha. Para que Josué pudesse alcançar a vitória sobre os amalequitas, Moisés precisava ficar com as mãos erguidas intercedendo e segurando a vara do Senhor lá no monte. Todavia, para que Moisés conseguisse ficar com as mãos erguidas lá no monte, ele dependia de Arão e Hur.

   O texto mostra que houve essa cooperação e que o povo de Deus saiu vitorioso.

   Nós cristãos, somos o povo de Deus hoje. Isso significa que no nosso meio não deve haver competição; egoísmo, revanchismo. Pelo contrário, no meio da família de Deus deve haver sempre amor, cooperação, auxílio mútuo. Colossenses 3.13 diz “Suportai-vos uns aos outros...”. A ideia aqui é que devemos dar suporte um para o outro.

   Que Deus nos ajude a sermos suportes uns para os outros.