
VIVER PARA SERVIR
por: Rev. Paulo Gérson Uliano

“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10.45)
Servir é a proposta de vida que o Senhor Jesus Cristo nos deixou. Além de ensinar isto, ele exemplificou com suas atitudes o que isso significava. O Filho de Deus merecia ser servido por todos, mas optou por dedicar-se aos outros – inclusive morrendo numa cruz para dar vida eterna aos que cressem nele. Numa ocasião, lavou os pés dos discípulos e disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, façais vós também” (João 13.15). Em Marcos 10.35-45, ele demonstrou que no Reino de Deus quem serve é que será importante.
Servir é ajudar, cooperar e facilitar a vida das pessoas. É trabalhar para que os outros tenham o que desejamos também para nós – seja conforto, saúde, educação, alegria ou o suprimento de necessidades espirituais e materiais.
Infelizmente, na época em que vivemos existe mais exploração do que cooperação. As pessoas estão buscando seus próprios interesses, não importando se com isso terão de “passar por cima” de quem estiver em seu caminho. A busca de satisfação pessoal em detrimento dos outros está muito clara na vida de muitos que declaram ser cristãos.
Diante disso, aqueles que desejam seguir o exemplo deixado por Cristo e agradar a Deus em sua vida devem ser fiéis a ele servindo e cooperando com a obra de Deus na terra.
No Salmo 101.6, Davi fez a seguinte afirmação: “Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá”. O nosso serviço tem como origem nossa vida de retidão, de integridade. Vale a pena servir a Deus e ao próximo com nossa vida e com nossos bens, dons, talentos, tempo... Tudo que recebemos de Deus pode ser usado para glorificá-lo.
Servir ao Senhor com alegria é resultado de nosso amor a Deus e ao próximo.
